Vantagens da água de reuso

Você já ouviu falar sobre a água de reuso? Trata-se de uma água que já foi usada alguma vez e está sendo reaproveitada para outro fim. Os benefícios deste processo são vários. Por isso é importante saber as vantagens da água de reuso.

Hoje em dia, a busca por técnicas alternativas de aproveitamento de água estão cada vez mais comuns por diversos motivos, sendo os principais a economia e a sustentabilidade.

O reuso é um meio de promover economia de água em casas, prédios, empresas, condomínios, entre outros.

Como a água pode ser reutilizada?

Antes de compreender as vantagens do reuso da água é preciso compreender este processo e como ele funciona. O reuso de água como o próprio nome diz é uma técnica que aproveita uma água que já foi usada para ser utilizada com outra finalidade.

A água de reuso pode ou não ser tratada em estações especializadas.

São diversas as aplicações de água de reuso, tanto para o uso de pessoas físicas, quanto para empresas que se aproveitam dessa água para auxiliá-las no processo produtivo. O processo de reuso também pode ser aplicado em residências, desde que as adaptações necessárias sejam realizadas por um profissional capacitado para isso.

O reuso de água já é muito comum em diversos lugares do mundo, porém, no Brasil, ainda é uma novidade, estabelecendo-se especialmente nos ambientes empresariais.

O reuso é uma prática sustentável que procura ajudar a sociedade em geral ao aproveitar a água que seria descartada após o seu primeiro uso.

Vantagens do reuso da água

Preservar a água potável

A maior vantagem do processo de reuso de água é a preservação da água potável do planeta. Com o passar dos anos, a quantidade de água no planeta vem se reduzindo no mundo todo e, por isso, é importante procurar por métodos que evitem a sua escassez total.

Ao utilizar a água de reuso para funções diversas, as pessoas preservam as fontes naturais, poupando suas reservas para o futuro.

Redução no valor das contas de energia elétrica e de água

Usar água de reuso ajuda a diminuir os custos das contas de água e energia elétrica, pois o reaproveitamento diminui o consumo.

Além disso, há a redução do volume de esgoto descartado, o que ajuda a evitar outro problema, que é a destinação inadequada destes resíduos, principalmente em grandes cidades.
O reuso em empresas de grande porte

Algumas empresas aproveitam muito bem as vantagens da água de reuso. Já é relativamente comum notar organizações que possuem uma pequena estação de tratamento para a água que já foi utilizada.

Essas pequenas estações realizam o tratamento da água e a devolvem limpa, por meio do uso de bombas para a empresa.

As principais utilizações desta água são para descargas, rega de plantas, lavagem de áreas comuns e outras finalidades que a organização achar interessante.

Geração de energia

Outra finalidade dada para a água de reuso dentro de grandes empresas é a sua utilização para a geração de energia dentro da empresa.

É muito fácil aproveitar a água de reuso desta forma: basta que a empresa invista em uma pequena estação que transforme está água em energia, que será aplicada em seus processos produtivos.

Irrigação

Outra vantagem do reuso é a utilização da água obtida durante o processo para a irrigação de plantações – uma prática muito comum de se observar em fazendas, principalmente nos períodos de estiagem, quando as chuvas são escassas.

Empresas públicas

Instituições públicas também podem contar com as vantagens da água de reuso. Muitas prefeituras, de diversas cidades espalhadas pelo país, usam a água obtida neste processo para a limpeza de áreas públicas, ruas e calçadas.

Em tempos de crise no abastecimento de água, reutilizar a água sempre que possível é um meio de proteger os mananciais, conservando seus níveis de água. Após a lavagem de roupas, por exemplo, a água da máquina de lavar pode ser utilizada para limpar diversas áreas da casa, por exemplo.

Agora que conhece todas as vantagens da água de reuso, pense bem antes de descartar a água após o seu primeiro uso. São práticas simples como essas que podem ajudar na criação de um mundo melhor. Coloque-as em prática e contribua para o seu desenvolvimento.

By | 2018-12-10T18:28:35-02:00 dezembro 10th, 2018|Economia de água em Residências|