Pequenos hábitos diários para economizar água

A economia de água é um assunto comentado a todo momento. Afinal, a prática é muito importante para termos condições dignas hoje e também garantir esse recurso no futuro. Por isso, empresas, hotéis, condomínios residenciais e indústrias estão sempre em busca de novas maneiras para promover essa economia.

E, claro que, cada um de nós também pode fazer essa economia a cada atitude o dia a dia. Mesmo que pareçam mínimos, cada gota não desperdiçada conta para garantir um mundo melhor. Confira agora pequenas atitudes que promovem essa economia:

Fazer xixi no chuveiro

Essa prática é recomendada, pois, se você fizer xixi mais vezes tomando banho, ao invés de usar o vaso sanitário, mais descargas você economizará. Além disso, vale tomar banhos mais curtos e desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando ou passando xampu.

Verificar e comunicar vazamentos

Vazamentos e torneiras pingando podem desperdiçar litros e litros de água. Portanto, sempre que possível, detecte os vazamentos e tome providências para saná-lo, mesmo que não seja dentro de sua casa. Por exemplo, para promover a economia de água em condomínios residenciais, muitos moradores comunicam aos síndicos e responsáveis sobre vazamentos na área externa ou em outras casas. Varrer quintais e calçadas

Regar as plantas com água da chuva

É claro que, descuidar das plantas para economizar água não é uma opção. Portanto, em tempos chuvosos, evite regá-las e deixe-as em lugares que possam captar a água da chuva.

Lave frutas, legumes e verduras em uma bacia

Ao cozinhar ou preparar algo para comer, evite lavar frutas, verduras e legumes diretamente na torneira, pois, assim você desperdiça mais água. Encha uma bacia grande e lave todos os alimentos nela, só depois descarte a água utilizada.

Reaproveitar a água da máquina de lavar

Primeiramente, procure usar a máquina de lavar em sua capacidade máxima, ao invés de usá-la diversas vezes. Depois, utilize a água descartada para lavar quintais e outras áreas externas.

A cada pequeno gesto, você consegue economizar muitos litros de água e garantindo melhores condições de vida no futuro!

By | 2018-12-11T13:53:50-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de Água em Condomínios, Economia de água em Residências|