Os tipos de chuveiro mais econômicos

Sabemos que economizar água é uma obrigação de todo cidadão. Nos dias de hoje, a economia de água é um assunto abordado no mundo todo, pois, é de suma importância preservar o fluido essencial para a vida.

Em decorrência disso, constantemente são elaboradas diversas soluções tecnológicas para promover essa economia, principalmente, no ambiente doméstico, seja morando em casa ou em condomínios residenciais.

Um dos desafios encontrados para quem cria essas soluções é como fazer para economizar água nos condomínios. Para tal, algumas já criadas, como novo modelos de chuveiros mais econômicos.

Afinal, tomar banho é uma atividade relaxante, na qual, muitas pessoas não querem abrir mão e fazer isso com pressa. E por vezes, algumas pessoas acabam abusando, não só por imprudência, mas também por ter em seu condomínio um chuveiro que não ajuda muito.

Para resolver essa situação, confira abaixo quais são os chuveiros que ajudarão a economizar água nos condomínios:

Chuveiro elétrico

Os chuveiros elétricos costumam ter uma vazão de água menor, já que não é preciso esperar a água aquecer e o usuário pode escolher entre três fases de temperatura: quente, morno ou frio. Inclusive, alguns tem um mecanismo automático que desliga o disjuntor, após muito tempo de banho, facilitando na economia.

Chuveiro eletrônico

Os chuveiros eletrônicos, são mais modernos e hoje, são uma alternativa viável para economizar água. Seu funcionamento é bem semelhante a do chuveiro elétrico: ele também aquece instantaneamente e tem uma vazão de água menor. A diferença é que você pode regular a temperatura da água por um termostato, não só em três níveis. Além disso, com tantas opções de modelos, o usuário pode escolher de acordo com o seu perfil, evitando mais ainda desperdícios. Outra vantagem, é que alguns deles vem com um temporizador que pode ser regulado digitalmente para desligar automaticamente.

Chuveiro híbrido

Os chuveiros híbridos utilizam dois tipos de energia: solar e elétrica. Por isso, torna-se uma das alternativas mais econômicas, pois, além de poupar água, também poupa energia. Quando ele é ligado, aquece a água por meio da energia elétrica, depois que estabiliza, é aquecido por energia solar, desligando automaticamente a elétrica.

Chuveiro de maior potência

Um chuveiro de alta potência pode gastar bem mais energia do que um com menor potência, porém, o gasto de água pode ser menor. Pois, vale considerar, que um chuveiro com menor potência, demandará muito mais tempo de banho, já que o usuário precisará se adaptar a água ou mesmo em um banho rápido, desperdiçará muito mais.

Dentre os diversos modelos de chuveiros que temos à disposição, a economia de água torna-se uma tarefa mais simples na hora do banho. Contudo, procurar conscientizar e minimizar o tempo que o chuveiro fica ligado ainda é uma medida necessária para economizar água nos condomínios e residências. Vale também, desligar o chuveiro ao se ensaboar, procurar reutilizar a água gasta e diminuir o tempo de permanência no chuveiro.

By | 2018-12-11T13:51:29-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de Água em Condomínios|