Onde reutilizar a água em sua empresa

Muito se fala em economizar água, mas nem sempre sabe-se por onde começar. Principalmente no âmbito empresarial, em que as proporções de uso são maiores e implantar apenas as medidas-padrão não são suficientes. Por isso, umas das alternativas viáveis é aproveitamento da água da chuva, como também a utilização de água de reuso.

No caso da água de reuso, existem algumas medidas necessárias antes de aderir a esse método. Até porque, não são todos os lugares em que se pode utilizá-la. Por ser uma água já utilizada para outras coisas, a aplicação equivocada pode fazer mal a saúde.

Além disso, como o tratamento dessa água é básico, pois, tira somente as impurezas mais superficiais, essa água não é totalmente limpa. Sendo assim, é bom priorizá-la para atividades que não coloquem em risco a saúde de ninguém.

Vale lembrar que, o aproveitamento de água da chuva e água de reuso são coisas diferentes. Por isso, em algumas situações não se pode aplicar a água já utilizada, enquanto a água da chuva tem mais opções.

Para uma empresa passar a reutilizar a água, ela pode começar com a implantação de uma miniestação de tratamento de água, para automatizar o serviço e diminuir o tempo gasto na atividade. Algumas opções, além da estação de tratamento, é incluir encanamentos no chão e em outros locais para escoar a água e direcioná-la ao tratamento.

Alguns cuidados também são importantes, como tratá-la com tubulações diferentes da água potável. Os dois tipos de água não podem ser misturados de forma alguma, já que a aparência da água de reuso se confunde facilmente com a água comum. Uma dica é diferenciar os encanamentos por cores e etiquetas para não haver esse equívoco.

Confira a seguir os locais em que é indicado usar água reutilizada:

Lavagem de veículos

Em empresas de grande porte, com muitos veículos e também do setor automobilístico, a água de reuso é recomendada. Contudo, é importante que a água passe por uma avaliação da empresa de tratamento de água da cidade ou país, para que o uso seja autorizado.

Lavar o chão

Uma boa forma de reutilizar a água é para a lavagem do chão, principalmente de pátios e áreas externas, pois, demandam um gasto alto de água.

Diminuir a poeira em aterramentos e terraplanagem

Em locais com muita poeira, como pedreiras, aterros ou outros locais com muita terra seca e areia, é necessário o assentamento com água em alguns momentos do dia. Sendo assim, com a água de reuso, ela se torna uma opção mais viável e econômica.

Reforma e obras

Em reformas e obras também há uma grande quantidade poeira, como também existem outras atividades que necessitam de água. Seja para preparar o cimento, limpar azulejos e lavar equipamentos, a água de reuso promove uma economia considerável.

Combate a incêndios

Mesmo em uma situação de perigo, em que na maioria dos casos as pessoas agem por impulso, é possível pensar de forma ecológica. Em casos de incêndio, também é viável utilizar a água de reuso e a partir daí se mostra a importância de manter o tratamento contínuo e saídas de água e torneiras com fácil acesso para os funcionários da empresa.

Geração de energia e refrigeração de equipamentos em processos industriais

Nas indústrias, o uso de recursos em geral é estrondoso. Por isso, em alguns casos, utilizar meios próprios para produzi-los é uma solução até mais barata. Ter sua própria fonte de geração de energia é uma alternativa viável e ainda mais apropriada com a água reutilizada. No caso da refrigeração de equipamentos ou outros processos industriais que precisam de água, ela também se apresenta como alternativa.

Muitas empresas já adotam a reutilização da água em suas atividades. No qual, é comprovado que se pode reutilizar 90% de toda a água gasta no local. Desta forma, essa alternativa aliada a outras formas de economia de água, pode reduzir consideravelmente os custos.

By | 2018-12-11T13:56:08-02:00 dezembro 11th, 2018|Institucional|