O que todo síndico deve saber sobre vazamento de água no condomínio?

Se você é síndico ou síndica, recém-eleito ou mais experiente deve saber que durante sua gestão, provavelmente haverá um grande vazamento de água no seu condomínio. Então, o que fazer caso surja um vazamento? Como prevenir que a conta de água aumente devido a vazamentos em apartamentos? Responderemos essas e outras perguntas neste artigo.

A água que chega em cada condomínio é destinada ao uso humano para vários fins, porém grande parte dessa água é desperdiçada devido ao mal-uso e aos vazamentos de água, mesmo um pequeno vazamento de água pode sair caro na fatura mensal, geralmente, todo condomínio tem vazamento de água, grande ou pequeno, um ou vários, o que significa que todo mês o condomínio paga por uma água que não foi utilizada em nada no condomínio.

Os vazamentos fazem a conta de água subir consideravelmente, isso é um verdadeiro pesadelo para os síndicos. Embora alguns síndicos não estejam atentos a isso, todo síndico gostaria de pagar uma conta de água mais baixa em seu condomínio, afinal, a água é uma das maiores despesas de um condomínio, especialmente nos condomínios onde a água não é individualizada, ou seja, a conta de água soma todo o consumo coletivo dos moradores, por isso, uma das primeiras ações dos síndicos é verificar possíveis grandes vazamentos, o objetivo é reduzir a conta por cortar tais desperdícios.

O que fazer caso surja um vazamento de água no meu condomínio?

Caso surja um vazamento de água no condomínio, grande ou pequeno, é urgente que se chame um encanador de sua confiança para resolver o problema. Isso é o que todo síndico sabe, porém, as vezes não se tem certeza que há um vazamento de água no condomínio, somente há a suspeita, talvez o síndico perceba ou alguém diga ao síndico que o reservatório de água está se esvaziando muito rápido, ou a bomba de água está sendo acionada com muito mais recorrência do que o comum, ou então o síndico recebe a conta de água e percebe que a conta veio muito mais alta do que a média de consumo do condomínio, nesses casos, embora não se possa confirmar com certeza, a maior probabilidade da causa desses problemas é um vazamento de água. E o pior, é que não se sabe onde está o possível vazamento. Já passou por isso?

O que fazer caso haja a suspeita de um vazamento, embora não tenha sido identificado tal vazamento?

Nesses casos o síndico deve procurar imediatamente por uma empresa especialista em inspeção de vazamentos de água. Não é recomendável que o síndico tente encontrar o vazamento “oculto” por conta própria, afinal, um vazamento oculto pode ser mais difícil de ser encontrado do que uma agulha no palheiro, e como todo vazamento, a urgência de se resolver é muito grande, pois quanto mais tempo o vazamento continua mais água é literalmente jogada fora e junto com a água o dinheiro é jogado fora.

Vazamentos tendem a aumentar com o passar do tempo. Já ouviu aquela história de “agua mole, pedra dura, tanto bate até que fura”? Pois é, com vazamentos é a mesma coisa, se um vazamento começar agora, ele tende a aumentar em pouco tempo, isso porque a água acaba desgastando o material por onde ela passa de forma indevida. Por isso é comum ver que uma conta de água aumente cada vez mais com o tempo caso o, ou os vazamentos não tenham sido resolvidos.

Então, se você quer evitar pagar uma conta alta, contate uma empresa de inspeção de vazamentos de água, e solucione o problema o mais rápido possível. Essas empresas são dotadas de tecnologias específicas para a identificação de vazamentos ocultos em qualquer lugar que tenha água no condomínio. De forma objetiva e eficiente, a empresa irá identificar o vazamento, seja ele na área comum ou em algum ou em alguns apartamentos, indicando o que deve ser feito para solucionar o problema. Evitando que a conta venha alta no mês seguinte.

Existem muitas empresas qualificadas no mercado que oferecem o serviço de inspeção de vazamentos e algumas oferecem esse serviço sem cobrar nada do cliente como por exemplo o Grupo Mais Economia.

Como prevenir que a conta de água aumente devido a vazamentos de água em apartamentos?

É necessário que todo síndico promova campanhas contra vazamentos, alertando os moradores que se houver ou surgir um vazamento em seus apartamentos eles devem resolver o mais rápido possível.

De forma periódica devem ser feitas inspeções de vazamentos em todos os apartamentos e nas áreas comuns do condomínio para tentar localizar vazamentos e resolvê-los posteriormente. Isso pode ser feito por algum funcionário do condomínio e certamente haverão bons resultados.

No entanto, a forma mais efetiva, segura e que gera melhores resultados na luta contra vazamentos é por contratar uma empresa especialista, uma empresa especialista em detecção de vazamentos poderá lhe auxiliar periodicamente para fazer as vistorias, é possível fazer contratos com essas empresas onde elas estudarão o condomínio e suas instalações a fim de definir qual a periodicidade indicada para se realizar a vistoria de vazamentos, e dentro dessa periodicidade serão realizados trabalhos específicos de caça-vazamentos, com detecção de vazamentos ocultos via ultrassom, testes em reservatórios de água, tanto inferior quanto superior, teste na rede hidráulica, inspeção nos apartamentos, e todos os demais pontos de água do condomínio.

Dessa forma, em vez de se pagar uma conta de água alta, o condomínio estará economizando muito dinheiro, terá a segurança de ter uma empresa especialista no assunto por perto sempre que necessário e sobretudo, o condomínio estará protegendo a água, um dos maiores tesouros da humanidade.

Que ação tomar?

Se você é um síndico que pensa de forma consciente, quer ter um condomínio sustentável, com ações ecológicas, reconhecimento dos moradores e economia nas despesas mensais saiba que você pode economizar água por combater vazamentos, ter uma empresa especialista com você e o melhor de tudo, sem pagar nada por isso, é só entrar em contato com a maior empresa de detecção de vazamentos do Brasil, com unidades espalhadas em várias cidades do nosso país e até fora dele, o Grupo Mais Economia.

O Grupo Mais Economia é uma empresa de caça vazamentos e economia de água, especialista e a mais capacitada do mercado neste assunto. Detentora de tecnologias fundamentais no combate ao desperdício de água, se você busca um serviço de caça vazamentos contate o Grupo Mais Economia, e saiba como você pode ter essa empresa no seu condomínio pelos próximos anos sem ter que pagar nada por isso.

By | 2018-12-11T15:48:55-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de Água em Condomínios|