O que posso fazer para economizar água em casa?

A água é um elemento natural essencial para manter a saúde e a vida de qualquer ser vivo. Além disso, ela é fundamental para mantermos os ambientes e utensílios limpos, para preparar alimentos e para qualquer atividade industrial. Infelizmente, de toda a água que ocupa nosso planeta, apenas 3% é água doce, e 2,5% está localizado em geleiras.

Isso evidencia a importância de utilizar a água doce com consciência, seja em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias ou na agricultura. É fato que boa parte do desperdício de água registrado todos os anos no Brasil é provocado pelas próprias distribuidoras, que se demoram em realizar manutenções e identificar vazamentos e outros problemas que estejam ocorrendo. No entanto, há uma série de medidas que todos nós, em nossos próprios lares, podemos tomar a fim de promover um uso mais sustentável desse elemento vital. Confira algumas dicas:

Controle no chuveiro e na torneira

Um bom banho é relaxante e revigora, mas é preciso ser rápido. Na hora de se ensaboar, mantenha o chuveiro desligado. Pesquisas indicam que esse hábito tão simples pode economizar até 130 litros de água. Isso também é bom para o bolso, já que a conta de energia elétrica também diminui bastante. Além disso, procure manter a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. As descargas também merecem cuidados – verifique se estão reguladas e não as mantenha pressionadas por um período de tempo maior do que o necessário.

Manutenção constante

Se você tiver alguma torneira em casa pingando, procure consertá-la o quanto antes. Segundo estudos, 16 mil litros de água podem ser desperdiçados em um ano por uma torneira pingando. Além disso, fique atento aos vazamentos, pois, além de desperdiçarem grandes quantidades de água, eles também podem desencadear infiltrações que comprometem a segurança do imóvel.

Cuidados na limpeza de casa

A água também é fundamental para limpar a casa, mas não se pode abusar. Medidas simples garantem a limpeza sem que haja desperdício. Para lavar o quintal ou a garagem, por exemplo, utilize baldes, que permitem um aproveitamento de água melhor do que a mangueira. O mesmo vale para lavar os carros, o que não precisa ser feito mais de uma vez por mês. A mangueira ligada pode desperdiçar mais de 500 litros de água em apenas 30 minutos.

Para quem possui piscinas, a dica é mantê-las cobertas com lonas quando não estiverem em uso, tanto por questões de limpeza, como também para evitar a evaporação.

Para regar as plantas, aproveite a água das chuvas. Regadores ajudam a controlar a quantidade de água utilizada. Outra dica interessante é aproveitar os períodos da manhã ou da noite para fazer isso, pois a evaporação é mais lenta nesses horários.

Louça e roupas

Para lavar louças, retire toda a sujeira que for possível antes de ligar a torneira. Enquanto estiver ensaboando os pratos, copos e demais utensílios de cozinha, mantenha a torneira desligada, ligando-a apenas na hora de enxaguar.
Ao lavar roupas, a dica é esperar acumular uma quantidade considerável de peças e lavá-las juntas numa única utilização da máquina. Isso ajuda a evitar o desperdício.

Como é possível perceber, medidas simples podem fazer toda a diferença para economizar água em nosso dia a dia. Assim, é possível reduzir as contas em casa e ainda contribuir com a preservação desse tão importante recurso natural.

By | 2018-12-11T15:28:09-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de água em Residências|