O desafio de economizar água em hotéis e motéis

Hotéis e motéis são locais que recebem um grande número de pessoas todos os dias, de forma rotativa. Por ser algo momentâneo ou temporário, muitas pessoas não se importam com os gastos daquele momento. Por isso, mesmo que a economia de água em condomínios residenciais, casas e apartamentos, por exemplo, seja uma medida bastante adotada, nos hotéis e motéis isso ainda é um desafio, no qual, se tem grandes gastos.

Assim, o estabelecimento precisa tomar medidas não só para cortar custos, como também para cumprir com o dever sustentável. Por sorte, existem diversas medidas que um hotel/motel pode tomar, tanto para conscientizar os hóspedes, quanto para diminuir o uso de forma mais precisa.

Confira abaixo algumas coisas que podem ser feitas:

Aproveitamento de água da chuva

É possível aproveitar a água da chuva com a instalação de cisternas e mecanismos que direcionem o escoamento da água para regar plantas, circular em fontes, limpar os quartos e áreas externas.

Cuidados com a piscina

Caso o hotel ou motel tenha piscina, não é preciso esvaziá-la para cortar os gastos. Ao fazer a limpeza e manutenção da piscina frequentemente, se diminui a necessidade de esvaziamento. Além disso, atenção a vazamentos e equipamentos quebrados que podem desperdiçar água, pode reduzir os custos.

Avisos e recados de conscientização

Alguns hotéis deixam recados nos quartos de forma que não incomode os hóspedes, mas que cumpram o dever de conscientização. São aplicados lembretes como: “Não esqueça de desligar a torneira” ou “Encha a banheira no nível indicado para não transbordar”, além de, medidas de reposição das toalhas somente quando solicitado, acompanhado de recados que expliquem a importância dessa medida.

Reguladores de água

A instalação de reguladores de água em torneiras e de chuveiros mais econômicos, diminuem a evasão de água, sem interferir no conforto e comodidade do hóspede.

Controle das descargas

Existem descargas mais econômicas, que funcionam por sucção e controlam a água utilizada de acordo com a necessidade, cumprindo bem o papel de manter o vaso limpo.

Inspeção de vazamentos e goteiras

Por serem grandes estruturas, às vezes os hotéis não se dão conta da quantidade de vazamentos e minação de água que podem ter. Por isso, é importante a averiguação desses vazamentos e se há a necessidade de trocar encanamentos, torneiras e outras coisas.

Seguindo essas dicas, o desafio de economizar água em hotéis fica mais fácil. Além disso, existem empresas especializadas em reduzir os custos com a água, tornando a medida ainda mais prática.

By | 2018-12-11T14:35:31-02:00 dezembro 11th, 2018|Sem categoria|