Hidrômetros individuais em condomínios ajudam na economia de água?

A economia de água é algo que precisa ser promovido em toda a sociedade, não só porque todo mundo deseja reduzir os gastos, mas também porque a natureza precisa de uma preservação maior para suas fontes. Por este motivo, a busca por métodos de consumo consciente de água tem sido cada vez maior.

No meio das estratégias apontadas, a individualização de hidrômetros tem sido levantada como um eficaz mecanismo na promoção de economia de água em condomínios.

Como isso funciona?

Muitos edifícios, especialmente os mais antigos, contam com um sistema de medição unificada e coletiva, em que os gastos totais de água são divididos igualmente entre todos os moradores. No entanto, é perceptível a injustiça desse método, já que é inconcebível a ideia de que todos consomem exatamente a mesma quantidade de água.

Por este motivo, a instalação de hidrômetros individuais, que aferem exatamente o consumo de cada morador representa uma solução eficaz, repleta de vantagens. Confira:

Redução no consumo de água

Quando o morador entende que terá de pagar exatamente aquilo que consumiu, essa ideia aumenta a sua conscientização quanto ao uso consciente do recurso. Estudos realizados em diversos condomínios indicam que essa estratégia pode promover uma economia de até 30% ou 40% no gasto total de água no condomínio.

Mais facilidade para detectar vazamentos

A monitoria constante e individualizada do consumo de água possibilita identificar mais facilmente possíveis alterações nos padrões de consumo. Essas alterações podem ser indicativos de vazamentos, permitindo que sejam mais rapidamente localizados e consertados, a fim de evitar maiores danos ao condomínio.

Detecção de fraudes

O controle mais rígido e eficaz no sistema permite a detecção mais rápida de alterações no volume de água consumido a cada mês, o que é útil na localização de fraudes – os conhecidos “gatos” na rede de água.

Combate à inadimplência

Outro aspecto que tem sido destacado como vantagem promovida pelos hidrômetros individualizados é a redução na inadimplência. Como cada um paga apenas o que consome, a tendência é que os moradores consigam policiar melhor o próprio consumo e, consequentemente, organizar melhor suas finanças.

A individualização de hidrômetros é apenas um dos mecanismos que ajudam a promover economia de água em condomínios. O Grupo Mais Economia tem experiência e tecnologia para implementar um sistema completo, com várias outras estratégias que, em conjunto, permitem que os condomínios economizem muito mais.

A quantia economizada pode ser reinvestida no próprio condomínio, promovendo melhorias em diversas áreas, levando mais qualidade de vida aos moradores.

By | 2018-12-11T15:34:52-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de Água em Condomínios, Tcnologia|