Evite o desperdício de água no dia a dia

A água é o bem mais precioso do nosso planeta. Ela é a responsável pela existência e evolução de vida na Terra. Sem a água, quase todas as formas de vida morreriam. Por isso, é tão importante evitar o seu desperdício todos os dias.

O desperdício de água aumenta a cada dia no Brasil e no mundo, e a realidade de racionar água e tê-la só em alguns horários do dia é presente em muitas regiões do nosso país.

A sua falta pode gerar uma série de consequências gravíssimas, que envolvem os requisitos básicos de sobrevivência do ser humano, como a alimentação, hidratação, saúde, higiene e saneamento básico.

Sendo assim, economizar água se tornou um requisito quase que obrigatório e essencial para todos.

Evite o desperdício de água seguindo algumas medidas no seu dia-a-dia

A utilização da água deve ser feita com consciência, promovendo economia de água em residências e estabelecimentos diversos, para que nunca se chegue a uma situação de esgotamento de suas reservas disponíveis.

É preciso seguir alguns passos no nosso cotidiano para que além de não desperdiçar, nós possamos contribuir, a cada dia mais, para a sua preservação e despoluição. Confira as dicas abaixo:

Tome banhos rápidos

Todos nós sabemos que o horário do banho e um momento de relaxamento e limpeza, mas não é por isso que devemos abusar do tempo. Os banhos precisam ter em média de 7 a 8 minutos no máximo.

Banhos demorados que ultrapassam 15 minutos consomem quase 200 litros de água limpa. Além do desperdício, as contas de energia e água altíssimas são as consequências desse ato sem nenhuma conscientização.

Lavar o carro

Lavar o carro é uma necessidade, porém, esbanjar o recurso nessa atividade não é nenhum um pouco consciente. Usar a mangueira para lavar o carro por até 30 minutos podem consumir quase 600 litros de água.

Pense que essas centenas de litros poderiam ser revertidos para outros fins mais proveitosos. Na próxima vez, opte por um balde de água pura e um balde de água com sabão para reduzir esse número significativamente.

Lavar o quintal

Assim como ao lavar o carro, lavar o quintal é um ato que gera multas e mais multas para pessoas que desperdiçam água em plena seca de reservatórios.

Troque a mangueira por uma vassoura e um balde de água. O ideal é varrer o quintal primeiro para tirar toda a poeira e resíduos e depois jogar a água de um balde. Você economizará uma quantidade absurda de água só nesse ato.

Uma das opções mais viáveis para lavar tanto o carro como o quintal é reaproveitar a água da chuva. Muitas pessoas possuem um sistema de captação de água de chuva para reutilizá-la na limpeza e jardinagem.

Torneiras fechadas

Mesmo que os pais, mães, avós, tios e tias falem e continuam falando, as torneiras ainda são um problema. Torneira aberta sem necessidade é sinônimo de desperdício.

Mantenha-as abertas somente quando for necessário, como por exemplo ao escovar os dentes, lavar a louça ou roupas. Ao fechar, sempre verifique se a torneira não está vazando água. Assim, você pode economizar mais de 50 litros por dia.

Jardim

Regar as plantas pode consumir até 190 litros de água limpa em apenas poucos minutos. É possível economizar regando-as pela manhã, antes que a água evapore com as temperaturas altas do dia.

Outra dica super importante e muito utilizada por diversas pessoas é armazenar água da chuva em um pequeno sistema de reservatório e realizar essa tarefa reutilizando a água.

Lavar a louça

Lavar a louça também requer economia. Há algumas dicas que podem ajudar nesse trabalho, como por exemplo: ensaboar todos os utensílios primeiro, para depois enxaguar tudo de uma só vez.

Se a cada colher ou copo você ensaboar e passar água, deixando a torneira ligada pra lavar um item só, o desperdício vai ser altíssimo. Você pode economizar até 100 litros de água por dia seguindo essa dica.

Existem muitas maneiras e práticas no cotidiano que podem evitar o desperdício de água no dia a dia. São jeitos simples e fáceis que fazem toda a diferença no final.

Seja consciente e gaste menos água, pois esse recurso não durará para sempre se nós não o preservarmos.

By | 2018-12-11T14:21:28-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de água em Residências|