Entenda por que existem países que recompensam quem economiza água

Assim como as empresas bonificam seus colaboradores que atingem suas metas, lugares como Marrocos e Califórnia adotaram essa prática em relação ao consumo de água. Desta forma, ao invés de aplicar a tradicional multa pelo uso abusivo, quem gasta uma quantidade considerável de água, recebe descontos na próxima conta.

A medida tornou-se uma alternativa mais eficaz do que outras, já que as pessoas se sentem mais motivadas em economizar ao ter um fator competitivo com direito a premiação. Do contrário, a penalização por meio da multa acaba sendo irrelevante, pois os cidadãos acabam pagando sem maiores problemas.

Promovendo a economia de água em outros lugares

A exemplo desses países que beneficiam as pessoas mais conscientes com o uso da água, a alternativa também pode ser uma boa pedida para ser usada em empresas, indústrias, condomínios e outros locais de convívio coletivo.

Afinal, mesmo que a medida ainda não seja aderida em outros países, pode servir de grande exemplo para os estabelecimentos privados.

Por exemplo, para promover a economia de água em condomínios residenciais pode-se conscientizar os moradores a respeito do seu uso e sugerir essas bonificações para quem fizer economia de forma eficiente. Nos condomínios que dividem a água por meio do rateio pode-se oferecer melhorias para o bem de todos como reformas no playground, construção de academia, churrasqueira e dentre outras coisas.

Além disso, outras medidas também são necessárias e de responsabilidade não só do síndico, mas de todos os moradores. Por isso, é importante verificar vazamentos, uso de desnecessário da água e instalar mecanismos que possibilitem uma economia maior.

Conscientizando os moradores a economizarem água

De qualquer forma, conscientizar moradores, colaboradores e cidadãos em geral é uma tarefa constante. Isso pode ser feito por meio de palestras eventuais a respeito do assunto, bem como, espalhar cartilhas e lembretes nos locais para que as pessoas possam ler sempre que possível.

Vale lembrar, esses materiais devem explicar a importância de economizar água, como fazer e quais as possíveis consequências do esgotamento desse recurso.

A economia de água é um dever de todos, aproveite ao máximo todas as alternativas para promover o bom uso desse recurso.

By | 2018-12-11T15:38:46-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de água em Residências|