Economizar água e ter uma piscina: é possível?

Seja em condomínios residenciais, hotéis, motéis, sítios, chácaras ou qualquer lugar com piscina, a economia de água torna-se um desafio. Afinal, uma piscina comum de concreto pode variar de 5.000 a 65.000 litros ou mais, no qual, é preciso trocar a água com frequência. E por ser usada apenas para o lazer, manter uma piscina demanda um desperdício desnecessário de água.

Nesse caso, qual a melhor alternativa? Deixar de ter uma piscina? Talvez essa não precise ser a solução.

Há algumas alternativas que possibilitam a economia de água em condomínios residenciais e outros locais, mesmo tendo uma piscina cheia. Assim, as pessoas podem usufruir dos seus momentos de lazer, aproveitar o verão e também praticar exercícios.

Conheça quais as maneiras de economizar água tendo uma piscina:

Limpeza da piscina

Fazer a limpeza frequente da piscina prolonga o período de troca de água. Utilize peneiras de qualidade para retirar a sujeira diariamente, filtre a água pelo período de 6 horas, no mínimo, aspire o fundo para retirar as impurezas, além de, ajustar o PH com frequência, usando cloro a alcalinidade.

Cuidados com a evaporação

Principalmente em dias de muito calor, a água da piscina evapora e tem uma perda considerável. Para evitar isso, deixe-a tampada com uma capa de plástico quando não estiver usando para conservar a água. Isso também ajuda a conservar a água limpa.

Manutenção adequada

Assim como qualquer equipamento ou bem, a manutenção regular da piscina é necessária e ajudar a prevenir de possíveis defeitos ou outros problemas. É importante verificar os filtros e bombas, como também se há vazamentos ou saídas de água. Desta forma, você evita desperdícios ou a necessidade de esvaziá-la por completo quando um problema maior acontecer.

Nível certo da água

Toda piscina tem um nível para ser preenchida. Se você respeitar a quantidade indicada evita que ela transborde toda vez que alguém for entrar ou pular nela. Geralmente o nível ideal é de 10 a 15 centímetros abaixo da borda da piscina.

Equipamentos econômicos

Com o avanço da tecnologia, muitos equipamentos foram criados para economizar mais ainda o uso de água na piscina. Vale ficar atento as novidades e ou procurar empresas que prestam serviços com esses novos modelos.

Reaproveitamento da água

Existem sistemas de retro lavagem que purificam a água automaticamente. Assim, a piscina pode ficar com a mesma água com muito mais tempo. Ela funciona muito mais quando aliada as outras dicas acima.

Vale lembrar que, procurar locais que prestam serviços de limpeza de piscinas é uma ótima e econômica alternativa para quem não tem tempo. Além disso, existem empresas que prestam serviços para todo condomínio, promovendo a economia de água e redução de custos como um todo.

By | 2018-12-11T15:54:13-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de água em Residências|