É possível economizar água na hora da faxina?

A água é um dos maiores bens que nós possuímos. Usá-la da maneira correta, evitando desperdícios, é a melhor forma de aproveitar todos os benefícios da água. Por isso a importância de economizar água em casa, principalmente na hora da limpeza.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, economizar água durante a faxina é possível é indicado para todos nós, sem exceções.

A importância de economizar água na hora da faxina

A economia de água é extremamente importante. Como grande parte das pessoas já sabe, a água, embora faça parte de um ciclo natural, está disponível para consumo humano em pequenas proporções.

Para evitar que esse recurso venha a faltar em determinadas regiões (como já ocorre), é preciso que as pessoas tenham consciência da importância de reduzir o consumo de água, principalmente com coisas desnecessárias.

Um dos exemplos de uso da água, que pode ser regulado, é no momento em que as pessoas realizam a faxina das suas casas, quando é normal notar um consumo excessivo é desnecessário desse tão precioso líquido.

Como economizar a água na hora da faxina?

Se você é uma pessoa consciente com os problemas do meio ambiente vai adorar saber que há meios eficazes de reduzir e otimizar o consumo de água durante a limpeza doméstica. Confira:
Reutilize

A primeira dica é reaproveitar a água. E há inúmeras maneiras de fazer isso: você pode aproveitar a água da chuva, por exemplo, para lavar o seu quintal; assim como pode fazer o mesmo com a água do banho ou da máquina de lavar roupa.

Use bons produtos de limpeza

Procure por produtos de limpeza que não necessitem de enxágue. Dessa forma, você não precisa usar muita água para retirá-los das superfícies dos locais que estão sendo lavados.

Outro aspecto que deve ser observado em relação aos produtos de limpeza é se as substâncias presentes na sua composição não apresentam riscos ao meio ambiente.

Lavando louça

Uma das tarefas que mais desperdiça água em casa é lavar louça. Por isso, é importante seguir algumas regras, bem simples, neste momento. Veja:

Primeiro, retire todos os restos de alimentos dos pratos e demais utensílios que se encontram sujos.

Em um recipiente grande misture água e detergente.

Coloque no recipiente todos os utensílios de cozinha que foram utilizados.

Espere alguns minutos, retire os utensílios deste recipiente e os esfregue para a eliminação de impurezas.

Faça o enxágue para retirar todo o sabão dos utensílios. É importante enxaguar todos os objetos juntos, para evitar o gasto de água desnecessário.

Lavagem de roupa

Você lava roupa várias vezes durante esta semana? Então, abandone este hábito! Uma das maneiras de economizar água é aproveitando para lavar as roupas em um dia único, deixando acumular várias peças.

Além de ser uma forma de economizar água, deixando as roupas para lavar em um único dia da semana, você pode reutilizar a água da máquina de lavar para limpar outras coisas.

Limpando o quintal

Como dito anteriormente, para a limpeza dos quintais, você pode apostar na água que já foi usada em outras atividades.

Ao limpar o quintal, você pode apostar somente no uso da vassoura para retirar a sujeira. Muitas vezes, não é preciso o uso da água para esta tarefa.

Vidros brilhantes

Outra etapa da faxina que utiliza bastante água é a limpeza de vidros, especialmente para enxaguar produtos de limpeza aplicados sobre suas superfícies.

Saiba que já passou da hora de você abandonar este costume. Hoje em dia, é possível encontrar no mercado ótimos produtos adequados para a limpeza de vidros que não necessitam de enxague.

A frequência da realização da faxina

Para economizar ainda mais água durante a faxina, o indicado é reduzir o número de faxinas que você realiza na sua casa. Se você, por exemplo, realiza a limpeza de 15 em 15 dias, que tal aumentar o espaço de dias para a frequência de 20 em 20 dias?

Caso a sua preocupação seja o fato de a sua casa ficar muito suja, invista em pequenas limpezas diárias, feitas de maneiras mais simples e de preferência sem o uso de água.

Siga as dicas apontadas e contribua para um mundo melhor, fazendo um uso sustentável da água.

By | 2018-12-11T14:15:01-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de água em Residências|