Dicas de economia de água ao lavar roupas

A economia de água em residências é uma atitude sensata por diversos motivos, seja para diminuir o valor da sua conta no fim do mês ou para ajudar na sustentabilidade e prevenção de danos ao meio ambiente. Por isso é tão importante conhecer dicas para economizar água na hora de lavar roupas.

A importância de economizar água ao lavar roupas

Economizar água é importante em qualquer ocasião, já que a água é um recurso natural extremamente importante para a manutenção da nossa vida.

Por isso, é essencial não gastar água excessivamente com atividades simples, como lavar roupa, por exemplo, uma tarefa que consome muita água, que poderia estar sendo aproveitada de outra forma mais produtiva.

Como economizar água no momento de lavar roupa?

São diversas as medidas que você pode tomar na sua casa para evitar o gasto excessivo de água na realização desta tarefa doméstica. Veja a seguir quais são:
Máquina de lavar eficiente

Um bom eletrodoméstico traz diversos benefícios para a rotina dos serviços de casa. Para isso, vale a pena pesquisar com cuidado pela máquina de lavar adequada para atender às suas necessidades.

A máquina de lavar roupa adequada utiliza os recursos na quantidade certa, o que evita o desperdício não só de água, como de produtos de limpeza e energia elétrica também.

Capacidade total

Mudar hábitos não é algo simples, ao contrário, é algo bem complicado, que deve ser trabalhado aos poucos até que as pessoas se acostumem com o novo.

Um bom hábito em relação à economia de água durante a lavagem de roupas é utilizar a capacidade total da máquina de lavar. Vale a pena, inclusive, esperar juntar um grande número de roupas sujas para lavá-las todas juntas. Lavar roupas em poucas peças aumenta a quantidade de lavagens e, consequentemente, a quantidade de água empregada.

Saiba tirar a sujeira das roupas

Para facilitar que a sujeira saia das roupas, é recomendável deixá-las de molho, em um recipiente com água e sabão, antes de colocar as peças na máquina de lavar.

Opte por sabões de ótima qualidade para retirar com maior facilidade as manchas das suas roupas e evitar que você tenha que esfregar as peças debaixo da torneira, pois este hábito também aumenta o consumo de água.

Cuidado com vazamentos

Uma torneira pingando chega a gastar cerca de 45 litros de água durante o dia, portanto, não adianta nada você economizar de todas as maneiras possíveis e não verificar as condições dos encanamentos da sua casa.

Por isso, fique sempre atento às torneiras, possíveis vazamentos e valores na conta de água mensal que não sejam condizentes com o consumo ocorrido.

Sabão na quantidade certa

Você não precisa exagerar na quantidade de sabão quando for lavar as suas roupas. Além deste hábito danificar as suas peças, retirar o sabão em excesso depois pode fazer com que você gaste muito mais água do que o necessário.

Para saber a quantidade necessária de sabão, basta verificar a embalagem do produto ou as especificações da sua máquina de lavar roupa.

Lave a roupa na mão

Caso você tenha uma pequena quantidade de peças de roupa para lavar, pode não compensar gastar água e produtos de limpeza para o funcionamento da sua máquina de lavar.

Lave as roupa na mão, quando for possível, e economize água durante a lavagem de roupas. Por se tratar de poucas peças, está tarefa será bem simples e fácil de realizar.

Ajuste corretamente a sua máquina de lavar roupa

Saber mexer com a máquina de lavar roupa é primordial para quem deseja economizar água, tendo em vista que há diversos modos pelos quais elas operam, sendo uns mais econômicos do que outros.

Por isso, fique sempre atento para verificar se a quantidade de água está de acordo com o volume de roupa que você deseja lavar.

Caso tenha dificuldades, consulte o manual da máquina e verifique as quantidades corretas recomendadas antes de dar início ao processo de lavagem.

Reaproveite a água

Quando se fala sobre a economia de água durante a lavagem de roupas, devemos pensar também no reuso da água.

Afinal, o que você faz com a água após a lavagem das suas roupas? Se você joga ela fora, está perdendo uma ótima oportunidade de usá-la de outras maneiras, como para a limpeza do seu quintal, garagem ou carro, por exemplo. Reaproveite a água da máquina sempre que possível.

Teste medidas alternativas

Você também pode economizar água durante a lavagem de roupas apostando em outros métodos que você considerar interessantes e viáveis.

Um exemplo é aproveitar a água da chuva. Para isso, basta dispor de recipientes grandes. Dessa forma, você vai poder armazenar a água da chuva e usá-la quando desejar para lavar as suas roupas.

Lembre-se de fechar os recipientes onde a água será guardada. Isso é necessário para evitar problemas, como a proliferação do mosquito da dengue.

Com estas dicas, será muito mais fácil economizar água durante a lavagem das suas roupas e conseguir reduzir o uso de água e energia elétrica em sua casa.

By | 2018-12-11T14:31:33-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de água em Residências|