Consciência ambiental – economia de água preserva mananciais

A economia de água atualmente é um assunto muito comentado. Afinal, há uma preocupação crescente com o uso correto e adequado da água do nosso planeta. Dentre os motivos para isso, está a economia de água para a preservação de mananciais.

Todos os esforços realizados para promover economia de água em condomínios, residências e empresas possuem efeitos diretos na preservação do meio ambiente.

O que são mananciais?

Os mananciais são todas as fontes de água utilizadas para o abastecimento público. Eles podem ser superficiais ou subterrâneos e abrangem diversos tipos de disposição de água, como os lençóis freáticos, represas, rios, lagos entre outros.

Como pode se ver os mananciais são de extrema importância para nós, já que são eles que garantem a água que chega nas nossas residências.

O que prejudica os mananciais?

São muitos os fatores que podem tornar a água dos mananciais imprópria para uso. Confira:

Crescimento populacional: quanto maior o número de pessoas em uma cidade, maior será a demanda de água. Com o grande aumento na urbanização das cidades, é natural que cada vez mais diminua a quantidade de água para atender a todos.

Poluição: a poluição é um dos grandes fatores que prejudicam os mananciais, causada principalmente por pessoas inconscientes, grandes empresas ou em decorrência da falta de organização do processo de urbanização. O descarte de resíduos (líquidos ou sólidos) nos mananciais compromete a qualidade da água para uso.

Empresas: grandes empresas descumprem o que a legislação estipula a respeito do uso de mananciais, o que torna difícil sua preservação. Estas empresas gastam em demasia os recursos hídricos e nem sempre são cautelosas ao descartar seus resíduos, que podem ser tóxicos.

Desmatamento: o desmatamento age de maneira indireta sobre os mananciais, já que a perda da vegetação que os protege os torna mais expostos a problemas, como o assoreamento (deposição de terra, rochas ou lixo, que torna os mananciais mais rasos, provocando perda de água).

Por que a economia de água ajuda na preservação dos mananciais?

Quando economizamos água em casa, no trabalho ou em outros locais que frequentamos, estamos contribuindo diretamente com a preservação de rios, lagos e represas. Entenda como isso ocorre:

Economizando recursos hídricos, a quantidade de água do manancial consegue atender mais pessoas da região onde ele se localiza.

As pessoas também podem apostar em métodos alternativos para a obtenção de água, como a captação da água da chuva. Desta forma, o manancial não fica sobrecarregado.

Ao economizar a água dos mananciais, garante-se recursos hídricos para as próximas gerações.

Economizar água é uma atitude que gera diversos benefícios para todo o meio ambiente, não somente para a sobrevivência dos mananciais.

Enfim, lembre-se sempre que os mananciais são responsáveis pelo abastecimento da água que utilizamos diariamente, e toda e qualquer ação que seja realizada para evitar que eles sejam prejudicados é válida para garantir este bem natural.

By | 2018-12-11T14:11:34-02:00 dezembro 11th, 2018|Meio Ambiente|