Como a tecnologia pode promover uma redução no consumo de água?

Nos últimos tempos, a economia de água é um assunto sempre muito discutido. Afinal, como lidar com a escassez deste recurso tão importante? O que poucos sabem é que, atualmente, já há algumas respostas para este questionamento, como o uso de tecnologia para otimizar o aproveitamento do recurso.

São diversas práticas, usadas tanto por pessoas físicas, quanto por grandes empresas, com a finalidade de reduzir o uso da água com a ajuda de tecnológicas avançadas.

Por que reduzir o consumo de água?

Nos últimos 50 anos, devido ao grande aumento da população, o consumo da água triplicou no mundo todo.

Somente a agricultura é responsável por cerca de 70% da água usada em todo o planeta, lembrando que as empresas também dependem deste bem para os seus processos produtivos e, claro, nós, seres humanos, também necessitamos da água por uma questão de sobrevivência.

Como pode se observar, a água está se tornando cada vez mais escassa e é nosso dever procurar por medidas que busquem reverter este quadro.

Por isso é tão importante investir em tecnologias de ponta para a redução do consumo de água. Com elas e com a conscientização de que o uso da água não pode ser banalizado, podemos pensar em um futuro melhor para todo o planeta.

Quais tecnologias podem ser usadas para reduzir o consumo de água?

Dentre as tecnologias que podem ser usadas para que ocorra a redução no consumo de água, algumas se destacam mais. Confira, a seguir, quais são essas tecnologias e como elas atuam para que esta finalidade seja atingida.

Reuso da água

O reuso da água é um processo, que pode ser realizado pelas indústrias ou em residências, que busca reaproveitar a água que já foi usada para uma nova finalidade. Para isso, pode ser necessário que haja um tratamento da água para posteriormente ela ser destinada a um novo uso.

Muitas empresas possuem pequenas estações de tratamento de água que realizam este processo. Em residências, é necessário que a casa seja adaptada para isso, lembrando também que há práticas diárias que fazem este mesmo processo com grande facilidade, como o reaproveitamento da água usada para lavar a roupa para a limpeza do quintal.

O reuso, como meio de redução do consumo de água, é uma estratégia bastante inteligente, que além de contribuir para o meio ambiente, ajuda na redução de gastos.

Reaproveitamento da água da chuva

Para colocar em prática o reaproveitamento da água da chuva, é necessário o uso de alguns equipamentos especiais.

O processo funciona de maneira bem simples: durante a chuva, os telhados e calhas realizam a captação da água, lembrando que, para isso, esses itens devem ser adaptados para este tipo de uso.

A água captada durante a chuva vai para um minissistema de abastecimento, onde é tratada e destinada para fins diversos. Vale a pena lembrar que o uso dessa tecnologia é viável somente em áreas bastante chuvosas; sendo um processo indicado para indústrias e estabelecimentos comercias, como hotéis, por exemplo.

Drenagem sustentável

A drenagem sustentável é uma tecnologia de redução de consumo de água que tem como base a criação de técnicas que facilitem a penetração da água no solo. É um processo ótimo para a diminuição de enxurradas, redução do risco de inundações e melhor aproveitamento dos recursos hídricos.

Grandes exemplos da drenagem sustentável são as trincheiras, telhados verdes, pavimentos permeáveis e trincheiras de infiltração.

No país, uma das técnicas que vem crescendo notavelmente são os pavimentos permeáveis. Apesar de terem um custo elevado, eles são uma ótima ideia, pois além de contribuírem para a redução do consumo de água, eles ajudam também a melhorar as condições climáticas.

Tratamento aeróbio e anaeróbio do esgoto

Quando a tecnologia se une à ciência, surgem soluções impressionantes para solucionar os problemas da humanidade. O tratamento do esgoto aeróbio e anaeróbio usa bactérias especiais para retirar poluentes orgânicos da água.

O processo não é tão simples, porém, rende ótimos resultados e já vem sendo usado em diversas cidades ao redor do mundo. É destinado principalmente para instituições públicas que têm interesse em realizar melhorias em relação ao sistema de tratamento da água.

Reguladores de vazão

Uma tecnologia para a redução de consumo de água extremamente simples, mas com resultados surpreendentes, o redutor de vazão é um dispositivo indicado para o uso doméstico, que chama a atenção por causa da facilidade da sua aplicação e pelos valores baixos que apresenta.

Como se sabe, atualmente, dentro das residências, há um consumo altíssimo de água, muitas vezes desnecessário. Para evitar este tipo de gasto, pode ser usado o redutor de vazão, um pequeno dispositivo colocado nas torneiras que pode, em alguns casos, reduzir o consumo de água em 50%.

O redutor de vazão pode ser encontrado em qualquer loja especializada na venda de produtos para encanamentos. Ele custa cerca de R$ 20,00.

Como você pode ver, são diversas as maneiras pelas quais a tecnologia pode contribuir para redução do consumo de água. Descubra qual pode ser utilizada por você.

Existem também purificadores de água que proporcionam economia de água, caso queira conhecer alguns acesse: www.todosfiltros.com

By | 2018-12-11T15:45:02-03:00 dezembro 11th, 2018|Tcnologia|