Como ensinar as crianças a economizarem água desde cedo

A economia de água não é uma obrigação só dos adultos. As crianças também podem desde cedo ter essa responsabilidade e crescerem mais conscientes do que os seus antepassados. Assim, aproveitando a repercussão do assunto nos últimos tempos, os pequenos podem aprender a economizar água em casa com atividades simples do dia a dia.

Por isso, existem diversas alternativas que crianças podem adotar para economizar água em condomínios residenciais, casas ou apartamentos, seja na hora de tomar banho, cuidar dos bichinhos, ajudar nas tarefas de casa, escovar os dentes, dentre outras coisas que são possíveis para elas.

Qual a melhor forma de ensiná-las?

Como todos sabem, crianças não aprendem por meio de sermões e discursos. É preciso conscientizá-las de forma lúdica, por meio de brincadeiras e explicações simples, assim, o aprendizado fica até mais gostoso, dando mais vontade de cumprir as atividades.

Por exemplo, o pai e a mãe pode propor desafios para ver quem toma banho em menor tempo, desta forma, ela sempre vai querer diminuir o tempo no banho. Outras coisas viáveis, é explicar como funciona o ciclo da água, para o que usamos e o que acontecerá se ela acabar, tudo isso pode ser feito por meio de desenhos, vídeos, brincadeiras ou outros métodos que a ajudem a entender com facilidade.

Os pequenos também podem ser treinados para se atentarem a vazamentos e goteiras na residência e informar os pais ou responsável pelo local sobre a situação. Com eles sabendo a importância disso, darão ainda mais valor ao problema em questão.

Outra dica, é orientá-los na hora de dar banho nos animais ou lavar o carro para que desliguem a mangueira quando não estiverem usando e executarem a atividade perto de plantas e hortinhas, assim economizando água na hora de regá-las.

Em outras palavras, todas as atividades para a conscientização podem ser leves e divertidas até mesmo para os adultos, que terão mais atenção em suas atitudes, pois, servem de exemplo para os menores. Assim, os custos de água são minimizados e as crianças serão adultos melhores no futuro.

By | 2018-12-11T14:23:11-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de água em Residências|