Como economizar água nas indústrias?

Muitos funcionários, diversas pessoas trabalhando ao mesmo tempo em grandes, médias ou pequenas estruturas. Esse é o ambiente da maioria das indústrias, no qual, existem uma grande quantidade recursos sendo utilizados todo dia, como por exemplo, o fator essencial para a vida: a água.

Em meio a tantos processos e pessoas, fica difícil fiscalizar o uso da água, principalmente, em momentos de uso pessoal.

Nesse caso, como fazer para economizar água nas indústrias?

Com o avanço da tecnologia e maior atenção para esse assunto, surgiram alternativas variadas que podem ajudar. Com alguns ajustes nos equipamentos e estrutura do local ou mudanças de hábito e comportamento, a redução no consumo de água pode ser até maior que o esperado. Mesmo que não pareça, existem pequenas alterações que podem trazer grandes economias no final do mês, da mesma forma que mudanças de grande nível.

Pensando nisso, listamos algumas coisas que podem ajudar. Confira:

Reformas no banheiro

Algumas indústrias estão alocadas em construções antigas, no qual, os equipamento e encanamentos não estão instalados de forma econômica. Por isso, investir em descargas novas e mais econômicas é uma das opções, existem algumas que controlam o uso da água de acordo com a necessidade ou fazem a descarga por sucção, por exemplo. Há também, torneiras econômicas, que controlam a água de forma inteligente ou desligam automaticamente. Além disso, é importante verificar a estrutura dos encanamentos e trocá-los por novos para reduzir infiltração da água ou vazamentos não detectados.

Inspeção de vazamentos

Principalmente se a construção for antiga é recomendável, vez ou outra, averiguar vazamentos e infiltrações por todo local. Se preciso, troque o encanamento, evitando mais gastos com água.

Reutilização da água

Uma indústria demanda uma grande proporção de água, seja para confeccionar os produtos, seja para uso dos colaboradores. Para tal, uma dica é implantar sistemas de reuso. Existem empresas que investem na construção de uma mini estação de tratamento de água, possibilitando a reutilização para coisas como limpeza do chão, lavar veículos e outros equipamentos, geração de energia e refrigeração.

Lavagem a seco

Outra tecnologia que pode ser usada a favor, são os produtos de lavagem a seco. É possível fazer a limpeza de todo o local, não importando a extensão com apenas um balde d’água, já que a limpeza fica por conta do produtos que retiram as impurezas, realizando uma faxina ecológica.

Aproveitamento da água da chuva

O aproveitamento da água da chuva é ainda mais viável em locais que chovem muito. Vale realizar a implantação de canos receptores, cisternas e equipamentos simples de tratamento da água. O aproveitamento da água da chuva pode ser uma solução até mais barata, pois, como os aparelhos instalados não são tão caros e não há custo da água, logo o gasto com os itens retornam para a empresa. Assim, a água pode ser reutilizada para descarga, limpeza e regar plantas.

Conscientização

Uma dica sempre válida é a conscientização. É preciso sempre reforçar aos funcionários a importância da água. Fazer reuniões e palestras para orientá-los qual a melhor forma de utilizar são boas alternativas, bem como, explicar sobre as consequências e os custos do desperdício de água, para poderem proceder da melhor forma.

Empresas que ajudam na redução custos

Algumas vezes, esses projetos podem demandar bastante tempo. Como também, a indústria talvez nem saiba por onde começar implantar uma economia de água, num lugar tão grande. Por isso, existem empresas especializadas, que podem auxiliar qual melhor forma de economizar água de acordo com o lugar, as pessoas que lá vivem e as atividades de cada um. Desta forma, implantando o sistema forma realmente correta, é possível economizar ainda mais.

Conheça a empresa a melhor empresa para ajudar uma empresa a diminuir o valor da conta de água clicando aqui!

By | 2018-12-10T18:20:21-02:00 dezembro 10th, 2018|Economia de Água em Indústrias|