Como conscientizar a economia de água nas empresas

Nos últimos tempos, a economia de água tornou-se algo ainda mais importante nas empresas ou em qualquer outro lugar. Contudo, promover essa economia da melhor forma ainda é um desafio. Isso porque, não é fácil educar a todos os envolvidos de como economizar e quais as consequências de não fazê-lo. Uma das opções, é a implantação de programas e incentivos para que todos compreendam que economizar água é muito importante.

Porém, há como promover uma conscientização eficaz?

A resposta é sim. Quando o assunto é economizar água, sempre há meios que facilitam a compreensão das pessoas em relação a isso. Afinal, com o avanço da tecnologia e a preocupação geral em relação a redução do uso da água, a prática ficou uma pouco mais fácil. Por isso, existem algumas soluções básicas para conscientizar funcionários e terceiros que a economia de água não é apenas questão de redução de custo, mas também de garantir um futuro melhor. Confira:

Avisos e cartilhas

Colocar avisos em locais que tem torneiras, filtros e banheiros, explicando para não esquecer de desligar a torneira ou certificar-se de que não está pingando, é uma boa forma de começar. Como também colocar lembretes comunicando em quais situações é recomendável economizar água. Além disso, distribuir cartilhas que falam sobre o assunto e como fazer isso na empresa ou na própria casa, podem contribuir para um uso mais consciente.

Palestras e treinamentos

Às vezes, só escrever não é suficiente, as pessoas podem não ler, não prestar atenção aos avisos, como também não se atentar aos detalhes importantes.

Por isso, é importante investir em palestras que expliquem de forma precisa a importância de economizar, bem como, consequências e situações em que se pode fazer isso. Os treinamentos também podem ajudar, pois assim, pode-se explicar como economizar de forma demonstrativa, ensinando passo a passo.

Dicas para o dia a dia

Na empresa, as pessoas podem não se importar tanto, por pensarem que há muitos recursos por ali. Há também o pensamento coletivo, que faz com que as pessoas pensem que o pequeno gasto individual não impactam no todo.

Por isso, uma boa dica é ensiná-las como economizar água na própria casa, seja na hora de lavar a louça, tomar banho, fazer comida, lavar o carro, dentre outras coisas. Assim, conforme seus hábitos mudam dentro de casa, ela passa a fazer isso em todo lugar.

Dizer as reais consequências

Os riscos do uso desenfreado da água são gravíssimos. Existem países que sofrem por não terem água para atividades simples do dia a dia e precisam utilizá-las de forma mínima. Mostrar aos seus funcionários que esse recurso não é inesgotável e que o excesso não ocasiona apenas danos financeiros, pode conscientizá-los de uma forma mais precisa.

By | 2018-12-11T14:06:22-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de Água para Condomínios Empresariais|