A economia de água é um assunto que nunca sai de moda, até porque elaborar medidas para sua conservação é cada vez mais necessário. Desta forma, não param de surgir soluções tecnológicas que promovem a economia de água em larga ou pequena escala, sendo a primeira adotada por empresas e indústrias, enquanto a outra é oferecida para os cidadãos e moradores de condomínios.
Dentre chuveiros, descargas, cisternas e outros itens com foco em diminuir o consumo de água, há a torneira automática. O item é usado há bastante tempo em estabelecimentos comerciais e de uso coletivo, mas em 2018 se tornou uma medida obrigatória para todos esses lugares, com foco em minimizar os colapsos ambientais.
Vantagens das torneiras automáticas
O uso das torneiras automáticas não é restrito apenas a lugares coletivos, elas também podem ser utilizadas em residências e condomínios. Essas torneiras podem acionadas por botão com temporizador ou por sensor de presença.
No caso, para promover a economia de água em condomínios residenciais, que são lugares mais coletivos, pode-se instalar essas torneiras nos ambientes de uso comum, como também instalar em cada uma das casas já no momento da construção.
Com essas torneiras, é possível economizar até 70% de água, ou seja, se aliada a outros mecanismos, a economia pode ultrapassar mais de 100%.
Dentre outros benefícios, a instalação é simples e semelhante as outras torneiras convencionais, além de não precisar tanto de manutenção.
Outras maneiras de economizar água
No campo residencial existem várias alternativas para economizar água. Confira abaixo alguns exemplos:
VDR (para economizar água da descarga)
Descarga de duplo funcionamento
Torneiras e chuveiros com temporizador
Restritores de vazão
Arejadores de vazão
Conhece mais alguma solução para economizar água? Conte para nós!