Água em condomínios: medição individualizada será obrigatória

Em alguns condomínios, residenciais principalmente, o uso de água é medido de forma coletiva, ou seja, pega-se o valor total de consumo de água do estabelecimento e faz-se um rateio entre os moradores.

Essa medida, além de ser injusta, pois nem todos usam a mesma quantidade de água em sua residência, também não promove a economia de água em condomínios residenciais, já que os moradores não tem uma visão real de quanto estão gastando, fazendo com que não se importem com o uso do recurso.

Desta forma, foi regulamentada uma nova regra de sustentabilidade ambiental, de acordo com a Lei Federal 13.312, que torna obrigatória a medição individual do uso de água. Ela é válida somente para condomínios novos e entrará em vigor a partir de 2021. Essa medida, visa trazer um divisão justa a respeito do uso da água para os moradores, além de incentivar a economia.

Tecnologia à favor da economia de água

Essa medição poderá ser feita manualmente pelos leituristas da empresa de fornecimento de água da sua região. Outra vantagem é que ela também poderá ser feita pelos próprios condôminos ou o sistema de Medição Individualizada Wifi.

Essa maneira tecnológica de leitura é feita em tempo real e permite que o morador veja o seu consumo pelo computador ou aplicativo, sendo um sistema prático e extremamente vantajoso para o meio ambiente e até mesmo para o administrador do condomínio.

Soluções para economia de água em condomínios

Aliando várias soluções, os condomínios podem economizar até 80% do consumo de água, sem deixar de oferecer conforto e comodidade para os moradores. Algumas medidas simples como inspeção de vazamentos, troca de descargas, torneiras e chuveiros por mecanismos mais econômicos, conscientizar moradores e reaproveitar água da chuva, já ajudam a minimizar os gastos.

Por fim, uma solução bastante efetiva para essa economia, é contar com empresas especializadas em verificar melhores alternativas. Além disso, elas oferecem um processo simples, facilitador e econômico, pois elas cobram uma porcentagem relativa ao valor economizado.

Independente da individualização de água nos condomínios, fazer economia é sempre uma coisa importante e urgente, por isso não perca tempo, seja seu condomínio individualizado, coletivo ou que está para individualizar, consulte o Grupo Mais Economia e faça agora mesmo economia de água em seu condomínio. Todos irão se beneficiar desse trabalho e principalmente o meio ambiente.

Como é o sistema de pagamento de água do seu condomínio? Conte para a gente para a nos comentários! 😀

By | 2018-12-11T15:51:31-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de água em Residências|