Água da chuva: saiba como aproveitar

Há diversas formas de economizar água. Com avanço da tecnologia, cada vez mais soluções surgem, de forma que, reaproveite ou trate a água que já foi utilizada. Também há formas mais simples de reaproveitar esse recurso, como por exemplo, fazer uso da água que vem da chuva.

Assim, existem alguns mecanismos simples que podem ser utilizados tanto em empresas, indústrias, como também, casas, apartamentos e condomínios. Além de, tecnologias mais avançadas usadas em indústrias e represas, uma excelente forma é através da instalação de cisternas simples, que captam a água da chuva e a reservam em grandes galões, para posteriormente, ser retirada através da torneira na parte inferior.

Mas como aproveitar a água da chuva armazenada?

Agora que você já sabe como captar e armazenar toda essa água, deve estar se perguntando como pode utilizá-la, já que a água da chuva não é 100% limpa ou potável para ser utilizada em qualquer atividade. Portanto, confira algumas formas de reaproveitar essa água, garantindo a saúde, limpeza e, ao mesmo tempo, economizando muito mais água :

Vasos sanitários

Seja para as descargas, como também para lavar todo o banheiro, a água da chuva pode ser utilizada na tarefa e promover uma economia considerável.

Quintais, calçadas e outras áreas externas

Com a água armazenada nas cisternas você dar adeus a água da mangueira e das torneiras comuns, utilizando apenas a água da chuva para lavar o quintal, calçada e outras coisas da área externa, como a casinha do cachorro, carros e portões.

Fontes e espelhos d’água

Para promover a economia de água em condomínios residenciais, hotéis ou empresas, é possível usar a água da chuva para circular em fontes, espelhos d’água ou outros itens que embelezam o ambiente através da movimentação da água.

Irrigação das plantas, hortas e jardins

Quando o assunto é cuidar da natureza, é preciso sempre utilizar água limpa, sem presença substâncias químicas, que prejudiquem a saúde das plantas. Desta forma, a água vinda da chuva é uma excelente alternativa para economizar água sem descuidar das plantas, hortas e jardins.

O aproveitamento da água da chuva é tão vantajoso, que promove até 50% de economia na conta de água, uma prática acessível para todos, sustentável e econômica. Por isso, é uma medida que merece ser adotada em seu dia a dia.

By | 2018-12-11T13:48:45-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de Água em Indústrias, Economia de água em Residências|