8 maneiras de ser mais sustentável

O esgotamento dos recursos naturais, desmatamento e a destruição na natureza tem preocupado pessoas do mundo inteiro e tornando-as mais conscientes. Afinal, é preciso preservar o que ainda se tem para garantir um mundo habitável para os nossos filhos e netos. Desta forma, ter um estilo de vida sustentável tem sido cada vez mais uma forte e positiva tendência.

Felizmente, esta é uma tendência que pode se estender para todos os tipos de pessoas. Todo mundo pode ser mais sustentável, desde que, dedique pequenas ações diárias para isso. Seja para empresas, indústrias, condomínios, hotéis, comércios e toda a população, sempre é possível encontrar maneiras de promover a sustentabilidade.

Para quem ainda não aderiu a essa prática, separamos 8 maneiras que ajudarão como ser mais sustentável. Confira:

Economize água

Existem diversas formas de economizar água. É possível reduzir o tempo do banho, reaproveitar a água descartada pela máquina de lavar e que vem da chuva. No caso das empresas, podem utilizar a água de reuso para lavagem de frotas de carros, circulação em fontes ou lavagem de áreas externas. Também é possível promover a economia de água em condomínios residenciais, hotéis, apartamentos ou prédios empresariais, reunindo uma força-tarefa para averiguar vazamentos, regular a quantidade de água que sai das torneiras e trocar as descargas pelas mais econômicas.

Prefira embalagens de material reciclável

Faça compras conscientes! Uma boa forma de fazer isso é se atentar ao material das embalagens de seus produtos. Seja para roupas, alimentos, utensílios e outros objetos, certifique-se de que ao descartar a sua embalagem, ele poderá servir de adubo ou não poluirá rios e florestas. E se puder escolher produtos que venham sem a embalagem, melhor ainda. Um exemplo são as frutas e legumes vendidos na feira ou até mesmo em lojas de roupas ecológicas.

Faxina ecológica

Existem duas opções: produtos de limpeza que permitem limpar a casa inteira com apenas um balde d’água, como também, usar produtos naturais para a faxina como limão, vinagre e bicarbonato de sódio. As duas opções são válidas, pois, economizam água e poluem menos o ambiente. Além disso, evite descartar produtos químicos em excesso pelos ralos e pias, aproveite-os o máximo possível antes de jogar fora, pois, causam grandes danos à natureza.

Reduza o consumo de energia elétrica

Procure aproveitar mais a luz do dia deixando as janelas abertas e evitando acender as luzes. Outra coisa que permite um melhor aproveitamento da iluminação natural, são tintas claras nas paredes, que refletem melhor a luz. Além disso, ao cozinhar retire todos os itens da geladeira evitando abri-la diversas vezes e desligue eletrodomésticos e eletroeletrônicos da tomada quando não estiver utilizando-os.

Consuma produtos de marcas confiáveis

Antes de comprar qualquer coisa, principalmente cosméticos, produtos de limpeza e outros que necessitem substâncias químicas para a fabricação, verifique se a empresa fabricante faz isso de forma consciente. Prefira empresas que não fazem testes em animais, que descartam resíduos em locais corretos e não colaborem para o desmatamento e poluição do ar. Além disso, opte por aquelas que oferecem os produtos em embalagens recicláveis e com uma quantidade menor de matéria prima.

Reaproveite tudo o que puder

É possível reaproveitar inúmeras coisas. Desde as sacolas que usa para carregar as compras, até cascas e sementes de alimentos para adubo. Uma boa dica é ter a sua própria hortinha em casa, para o plantio de temperos naturais e ervas. Também é possível reaproveitar móveis que não vai mais utilizar em casa para enfeitar o jardim, por exemplo. Além disso, pode-se reaproveitar embalagens, como garrafas, potes e recipientes que podem ser utilizadas para armazenar outras coisas.

Separe o lixo

Ao descartar o seu lixo, separe o que é orgânico e o que pode ser reciclado. Assim, garrafas, embalagens de plástico, latinhas, alumínio e outras coisas poderão ser reutilizadas para a confecção de diversos produtos. Quanto ao orgânico, poderá se decompor com mais facilidade, além de fornecer nutrientes para a terra.

Troque o carro pela bicicleta

Por mais que um automóvel promova conforto e comodidade, ele é um dos maiores poluentes da natureza, por conta do combustível. Assim, sempre que possível, utilize a bicicleta para ir em lugares mais distantes e, para os que são mais próximos, procure ir a pé.

Sendo mais sustentável é possível ter mais a qualidade de vida, influenciando a de todos ao seu redor. Adote esse estilo de vida!

By | 2018-12-11T13:59:04-02:00 dezembro 11th, 2018|Economia de Água em Condomínios|