Muito se fala sobre sustentabilidade hoje em dia. Defendida por uns e criticada por outros, essa tendência propõe maior consciência para utilização de recursos naturais e qualidade de vida para todos, melhorando a sociedade com um todo.

Contudo, ela tem o seu significado confundido com muitos outros, sendo que, a maioria associa sustentabilidade a um estilo de vida verde, pouco confortável e sem intervenção tecnológica.

Para fugir desse engano, separamos três mitos que vão desmentir o que você ouve por aí sobre sustentabilidade. Confira:

Tem um alto custo

Ao se falar em sustentabilidade, muitos pensam que é preciso investir em equipamentos ou produtos de alto custo. Mesmo que o investimento inicial seja relativamente alto, o retorno gerado por toda essa economia vem em pouco tempo.

Só serve para preservar a natureza

Sustentabilidade não serve apenas para preservar o meio ambiente e impedir que os animais entrem em extinção. Pelo contrário, ela é muito mais do que isso. Um estilo de vida sustentável diz respeito a melhores condições de vida para todos, com acesso a recursos básicos e naturais, preservação e usar a tecnologia em favor de um mundo melhor.

É preciso abrir mão do conforto

A maioria pensa que é preciso abrir do conforto de sua casa, do acesso a tecnologia e uso de qualquer coisa que facilite a vida dos seres humanos. Contudo, a sustentabilidade visa garantir tudo isso e melhorar ainda mais, usando a tecnologia de maneira benéfica e fabricando produtos que favoreçam o meio ambiente e consumidores.

Afinal, o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é tudo o que garante excelentes condições de vida dos humanos dos tempos atuais, fazendo uso dos recursos naturais da forma mais econômica possível. Nesse processo, a tecnologia é uma grande aliada, que está sempre em busca de soluções para melhores condições de vida hoje, sem comprometer o futuro.

Isso pode ser feito de diversas formas, seja por cidadãos, empresas e governos. Muitos lugares encontram soluções para diminuir o gasto de energia elétrica e promover economia de água em condomínios residenciais, empresas, hotéis, grandes centros comerciais, dentre outros. Outras soluções válidas são: consumo de produtos com material reciclável, separação do lixo orgânico e reciclável e escolha por marcas conscientes.

Buscar um estilo de vida mais sustentável é um dever de todos. Afinal, essa é a única forma de garantirmos o acesso a recursos básicos para a população e de oferecer melhores condições de vida